sexta-feira, 1 de maio de 2009

Formatação ABNT para Monografia e Tcc

Segundo convencionado na maioria das instituições de ensino superior brasileiras, as normas recomendadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas são acatadas como moldagem estrutural para a composição e apresentação de trabalhos acadêmico-científicos em território nacional. Nesses termos para realizar uma Monografia ou Tcc com excelência, faz-se mister não somente tomar conhecimento da metodologia para sua composição, mas aplicar toda a normalização correlata na composição da pesquisa em voga.
Sendo assim, ao efetuar a entrega da monografia pronta esta deve estar enquadrada dentro das seguintes formalidades:
  • Partes pré-textuais: Capa (obrigatório); Lombada (opcional); Folha de Rosto (obrigatório); Errata (opcional); Folha de Aprovação (obrigatório); Dedicatória (s) (opcional); Agradecimento (s) (opcional); Epígrafe (opcional); Resumo na língua vernácula (obrigatório); Resumo em língua estrangeira (obrigatório); Lista de ilustrações(opcional); Lista de tabelas (opcional); Lista de abreviaturas e siglas (opcional); Lista de símbolos (opcional); Sumário (obrigatório).
  • Partes textuais: Introdução; Desenvolvimento; Conclusão.
  • Partes pós-textuais: Referências (obrigatório); Glossário (opcional); Apêndice(s) (opcional); Anexo(s) (opcional); Índice(s) (opcional).
Tais norteamentos representam além de conhecimento técnico por parte do estudante, sua capacidade para a pesquisa científica, o que é preponderante para a atuação profissional vindoura, como esperado após efetiva graduação em área escolhida.

Saiba mais sobre a normalização para Monografias e Tccs

Nenhum comentário:

Postar um comentário