sábado, 25 de abril de 2009

Projeto de Monografia, ou simplesmente Projeto de Pesquisa

O Projeto da Monografia, isto é, Projeto de Pesquisa é um relevante passo na estruturação do da pesquisa acadêmica subseqüente.
É grande tendência das Instituições de Ensino Superior, Universidades e Faculdades do Brasil solicitar a confecção de Projeto de Pesquisa em período imediatamente precedente à elaboração da Monografia propriamente dita. Tal requisito sucede, majoritariamente, porque um Projeto da Monografia (Projeto de Pesquisa) materializa o relevante papel de delimitar, expiar, estabelecer o tema e o objeto de pesquisa, ou seja, itens a que o aluno intenciona aprofundar ao longo de sua Monografia.
Mas, o Projeto de Pesquisa, ou Projeto de Monografia, não consiste simplesmente na delimitação e sutil exposição do tema a ser estudado seqüencialmente. Ele traduz a normalização, a delimitação tanto da temática eleita, quanto do modo de abordagem pretendida, passando-se pela abrangência, pela profundidade e os propósitos que a Monografia subseqüente enfatiza realizar
Todo Projeto de Pesquisa, ou Projeto de Monografia deve organizar-se com base nas normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para trabalhos científicos, devendo atender a uma específica seqüência e a determinados questionamentos que devem ser respondidos, expostos, elucidados: tudo em relação ao tema selecionado pelo estudante para seu futuro trabalho de conclusão de curso, isto é, sua Monografia, Tcc, Artigo Científico entre outros.
Um Projeto de Pesquisa deve desenvolver-se utilizando linguagem formal, terceira pessoa, eliminando conceituações e afirmações de cunho pessoal, tão somente enfocando, e pormenorizando a relevância da pesquisa pretendida, ao avanço científico, tecnológico e social do Brasil.
Sendo assim, e sinteticamente falando, um Projeto de Pesquisa pode ser comparado à carta de apresentação para um cargo, isto é, deve demonstrar as vantagens, os benefícios e a importância do estudo a ser desenvolvido sobre determinado tema. Deve apresentar-se, portanto, com persuasão e atratividade, de forma a galgar aprovação e seqüencial respaldo para que seja possível seguir adiante com a Monografia, Tcc ou Artigo Científico materializado, tendo em vista que tal ratificação partirá do orientador patrono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário