domingo, 19 de abril de 2009

A compra de Monografias prontas: existe segurança?

O ambiente da Internet, pode-se dizer, representa uma nova dimensão, onde tacitamente encontra-se de tudo: entretenimento, informação, troca de idéias, comunicação, propaganda, oferta de inúmeros produtos e serviços, dentre os quais, o comércio de trabalhos acadêmicos prontos.
Para aferir tal potencial, basta acessar qualquer buscador, inserindo a expressão "monografia pronta". Serão listados imensos contingentes de páginas que comercializam pesquisas acadêmicas, incluindo-se monografias, tccs, artigos científicos, ensaios, resenhas, projetos de pesquisa; enfim, um verdadeiro cardápio que inicialmente inspira certa sensação de salvação, quando já não há mais tempo algum para dedicação à elaboração pessoal de um destes materiais, tão relevantes à formação do estudante contemporâneo.
Mas, em contrapartida, urge um questionamento: existe segurança na compra de pesquisas acadêmicas prontas?
Parece um tanto o quando difícil responder à tal pergunta, tendo em vista que existem alegações (mormente por parte dos comerciantes), acerca de um "controle de saídas", isto é, assegurado estaria o material, a partir do instante onde é catalogada sua venda para determinado estado ou município.
Entretanto, nova reflexão dá conta de que a mesma Internet que oportuniza a venda de monografias ou tccs prontos representa espaço para a publicação dos mesmos, uma vez adquiridos, apresentados e disponibilizados às instituições de ensino superior que os recebem, podem ser expostos à título de conhecimento e base de estudo para novos alunos.
Sobrepõe-se, assim, um grande dilema ao estudante contemporâneo, assoberbado em meio aos compromissos profissionais e pessoais: adquirir ou não trabalhos acadêmicos prontos?
Os riscos devem ser observados, principalmente observando-se o caráter obrigatoriamente inédito de cada monografia, tcc, artigo científico, projeto de pesquisa a ser entregue à universidade, que espera total lisura do futuro profissional na composição pessoal de seu trabalho de conclusão de curso.
Resta, portanto, uma difícil escolha. Porém, cabe salientar que seguro mesmo, é aquele trabalho inédito e personalizado, consoante à linha de pensamento do aluno autor, dotado de redação própria e autônoma, isto é, livre de plágio.
Mesmo com ajuda profissional, uma monografia deve ser individual, para a segurança do estudante que deseja garantir sua aprovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário