quarta-feira, 13 de maio de 2009

Como escolher o tema de uma Monografia?

O tema de uma monografia, pode-se dizer, consiste no mais basilar e fundamental item que conspira para o sucesso, ou mesmo para o fracasso da empreitada.
De nada adianta a apresentação de uma monografia pronta, absolutamente consoante às normas de formatação vigentes (mas comuns as da ABNT ou Vancouver), incidindo, porém, sobre uma temática de pouca ou nenhuma relevância para o cenário acadêmico-científico do País. Sendo assim, o tema de uma Monografia ou Tcc (e mesmo qualquer espécie de trabalho universitário) deve se basear na realidade e nas tendências mais evidentes da carreira ou curso em voga, primeiramente. Afinal de contas, de que serviria uma monografia, tcc, artigo científico, dissertação de mestrado ou tese de doutoramento se não tivessem, enquanto estudos aprofundados e científicos, serventia para os avanços em um ou outro problema que se interpõe nas mais variadas áreas do conhecimento humano?
O segundo passo para a excelência de uma monografia é que seu tema abordado seja de grande interesse do aluno que a desenvolve, hipótese em que é mais comum maior entrega, diversidade, aprofundamento e qualidade no produto final.
Falar de uma temática atraente, relevante, de interesse generalizado consiste em uma das premissas fundamentais para o sucesso de todo o processo que envolve a elaboração de uma monografia.
Deve-se também, e com efeito, evitar títulos muito restritos, tais como "Marketing de Relacionamento", optando pela criação de títulos mais impactantes, como "Marketing de Relacionamento enquanto ferramenta estratégica para a proficiência das organizações contemporâneas".
Escolhendo-se bom tema, e título conveniente, basta passar à fase de coleta e catalogação de fontes para a realização da pesquisa propriamente dita - e fadada, seguramente, à vitória acadêmica.
Entenda mais como selecionar o título de sua monografia com base em um tema relevante, tanto para sua instituição de ensino, quanto para todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário