sábado, 25 de abril de 2009

Projeto de Monografia, ou simplesmente Projeto de Pesquisa

O Projeto da Monografia, isto é, Projeto de Pesquisa é um relevante passo na estruturação do da pesquisa acadêmica subseqüente.
É grande tendência das Instituições de Ensino Superior, Universidades e Faculdades do Brasil solicitar a confecção de Projeto de Pesquisa em período imediatamente precedente à elaboração da Monografia propriamente dita. Tal requisito sucede, majoritariamente, porque um Projeto da Monografia (Projeto de Pesquisa) materializa o relevante papel de delimitar, expiar, estabelecer o tema e o objeto de pesquisa, ou seja, itens a que o aluno intenciona aprofundar ao longo de sua Monografia.
Mas, o Projeto de Pesquisa, ou Projeto de Monografia, não consiste simplesmente na delimitação e sutil exposição do tema a ser estudado seqüencialmente. Ele traduz a normalização, a delimitação tanto da temática eleita, quanto do modo de abordagem pretendida, passando-se pela abrangência, pela profundidade e os propósitos que a Monografia subseqüente enfatiza realizar
Todo Projeto de Pesquisa, ou Projeto de Monografia deve organizar-se com base nas normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para trabalhos científicos, devendo atender a uma específica seqüência e a determinados questionamentos que devem ser respondidos, expostos, elucidados: tudo em relação ao tema selecionado pelo estudante para seu futuro trabalho de conclusão de curso, isto é, sua Monografia, Tcc, Artigo Científico entre outros.
Um Projeto de Pesquisa deve desenvolver-se utilizando linguagem formal, terceira pessoa, eliminando conceituações e afirmações de cunho pessoal, tão somente enfocando, e pormenorizando a relevância da pesquisa pretendida, ao avanço científico, tecnológico e social do Brasil.
Sendo assim, e sinteticamente falando, um Projeto de Pesquisa pode ser comparado à carta de apresentação para um cargo, isto é, deve demonstrar as vantagens, os benefícios e a importância do estudo a ser desenvolvido sobre determinado tema. Deve apresentar-se, portanto, com persuasão e atratividade, de forma a galgar aprovação e seqüencial respaldo para que seja possível seguir adiante com a Monografia, Tcc ou Artigo Científico materializado, tendo em vista que tal ratificação partirá do orientador patrono.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Como fazer uma Monografia?

Fazer uma Monografia, Tcc, Artigo Científico ou qualquer outro tipo de pesquisa de cunho acadêmico não representa, efetivamente, uma tarefa banal. Ao contrário, tão especial é, e tão relevante para a progressão científica do conhecimento humano, que somente tem sua solicitação uma única vez ao longo do processo de formação discente.
Fazer sua monografia, porém, pode representar tarefa prazerosa, profunda e de grande valia para a carreira acadêmica objetivada, tendo em vista que exercita a capacidade técnico-investigativa, essencial à vida profissional diante dos desafios que se interpõem no exercício pleno de qualquer profissão.
Sendo assim, e inevitável sendo a apresentação de uma Monografia, Tcc ou Artigo Científico, deve-se começar com a escolha de tema além de atraente pessoalmente (para apurar o prazer da descoberta pessoal), relevante à evolução científica da área de atuação cursada.
Após selecionada a temática a abordar, deve-se verter esforços para o levantamente múltiplo de fontes fidedignas, que serão utilizadas como base textual para a redação circunscrita ao corpo do trabalho.
Em posse de todas as fontes necessárias, deve o aluno estruturar o corpo de sua Monografia sabendo que o estudo realizado não deve partir do foco central, conforme disposto no título do trabalho, mas deve cercear toda a temática eleita, através de contextualização, historiografia, conceitos e definições de base, configurando um formato onde traça-se enredo que desemboca na exploração aprofundada do tema central proposto.
Com a definição dos capítulos, oriunda da realização dos procedimentos mencionados em supra, faz-se plausível a elaboração de uma monografia ou tcc de forma ágil e acertada.
Saiba mais sobre todo o processo de execução de trabalhos acadêmicos acessandos nossos endereços eletrônicos: Super Click Monografias e Monografia Nota 10

domingo, 19 de abril de 2009

A compra de Monografias prontas: existe segurança?

O ambiente da Internet, pode-se dizer, representa uma nova dimensão, onde tacitamente encontra-se de tudo: entretenimento, informação, troca de idéias, comunicação, propaganda, oferta de inúmeros produtos e serviços, dentre os quais, o comércio de trabalhos acadêmicos prontos.
Para aferir tal potencial, basta acessar qualquer buscador, inserindo a expressão "monografia pronta". Serão listados imensos contingentes de páginas que comercializam pesquisas acadêmicas, incluindo-se monografias, tccs, artigos científicos, ensaios, resenhas, projetos de pesquisa; enfim, um verdadeiro cardápio que inicialmente inspira certa sensação de salvação, quando já não há mais tempo algum para dedicação à elaboração pessoal de um destes materiais, tão relevantes à formação do estudante contemporâneo.
Mas, em contrapartida, urge um questionamento: existe segurança na compra de pesquisas acadêmicas prontas?
Parece um tanto o quando difícil responder à tal pergunta, tendo em vista que existem alegações (mormente por parte dos comerciantes), acerca de um "controle de saídas", isto é, assegurado estaria o material, a partir do instante onde é catalogada sua venda para determinado estado ou município.
Entretanto, nova reflexão dá conta de que a mesma Internet que oportuniza a venda de monografias ou tccs prontos representa espaço para a publicação dos mesmos, uma vez adquiridos, apresentados e disponibilizados às instituições de ensino superior que os recebem, podem ser expostos à título de conhecimento e base de estudo para novos alunos.
Sobrepõe-se, assim, um grande dilema ao estudante contemporâneo, assoberbado em meio aos compromissos profissionais e pessoais: adquirir ou não trabalhos acadêmicos prontos?
Os riscos devem ser observados, principalmente observando-se o caráter obrigatoriamente inédito de cada monografia, tcc, artigo científico, projeto de pesquisa a ser entregue à universidade, que espera total lisura do futuro profissional na composição pessoal de seu trabalho de conclusão de curso.
Resta, portanto, uma difícil escolha. Porém, cabe salientar que seguro mesmo, é aquele trabalho inédito e personalizado, consoante à linha de pensamento do aluno autor, dotado de redação própria e autônoma, isto é, livre de plágio.
Mesmo com ajuda profissional, uma monografia deve ser individual, para a segurança do estudante que deseja garantir sua aprovação.

sábado, 18 de abril de 2009

Tema da Monografia e Título da Monografia: diferenças e convergências

Tema para monografias ... titulos para monografias. Quantos alunos diariamente abrem mecanismos de busca na Internet em busca de inspiração, informações, dados, orientação para eleger sobre o que falarão em seus trabalhos acadêmicos. Tal dúvida, aliás, atormenta a grande maioria dos estudantes em fase pré-conclusão de curso.
O primeiro ponto a ser salientado é que tais conceitos (tema e título) não correspondem à mesma coisa, ainda que não sejam divergentes ou não tenham nenhuma coligação. Pelo contrário, tema da monografia e título da monografia são elementos absolutamente contíguos e que devem ser selecionados criteriosamente, para que possam alçar total correspondência.
O tema de uma monografia faz menção direta ao assunto a ser explorado, ao universo ante o qual o aluno vislumbra possibilidades para a realização de um estudo que acima de tudo, consagre contribuição em sua área de atuação. Representa, portanto, o cerne basilar do que será efetivamente explorado com a estruturação do texto monográfico.
Já o título da monografia representa a chamada para o assunto abordado, a frase impactante, desafiadora, original que concentrará a essência inovadora do trabalho acadêmico em questão.
Assim, se um estudante elege como tema "A Educação de Jovens e Adultos", deve idealizar um título como "Educação de Jovens e Adultos enquanto um instrumento para a consagração de direitos e oportunidades cidadãs numa sociedade democrática".
Sendo assim, a escolha do tema interfere sumariamente na criação do titulo de uma monografia. Ambos os aspectos, em conjunção, refletem passos largos para a composição de um trabalho acadêmico rico, qualitativo e apto à aprovação.

Monografia: passar por ela com tranqüilidade é o objetivo maior

Ao adentrar o cenário acadêmico, por intermédio do egresso em uma instituição de ensino superior, todo estudante mergulha também em jornada incessante. Procura pelo conhecimento, mas, e na mesma medida, pelo reconhecimento. Busca por estabilidade, mas majoritariamente por tomar parte no futuro de sua pátria, na personificação de profissional participante e engajado, criativo e transformador, especialmento nos conflitos que se perfilam, atravancando os avanços na área de atuação escolhida.
Decorrem anos de estudo, vivências, provações e esforços para a conquista de saber autônomo, mesmo que suprimido no curso de cotidianos tão expressos que mal permitem tênues oportunidades livres para a dedicação integral ao estudo.
E, ao final de toda a travessia em supra mencionada, eis que surge o tão notório requisito parcial para a obtenção do grau desejado: é hora da Monografia, ou Tcc (Trabalho de Conclusão de Curso). Mas como construí-la, que tema escolher, quais os processos e procedimentos para a criação de um texto acadêmico qualitativo e original? Estas e outras dúvidas e questionamentos são o cerne de convergência do espaço "Por Dentro da Monografia".
Falaremos continuamente sobre sua Monografia, com o total objetivo de auxiliar o aluno hodierno a construir com maestria mais este passo de sua jornada universitária!
A Equipe Super Click Monografias inaugura o presente canal como meio de contribuir com a graduação do estudante moderno, de todos os cursos, todas as universidades, de todo o Brasil.