terça-feira, 26 de maio de 2009

Como escrever uma Monografia?

A escrita de uma Monografia representa, sumariamente, seu marcador de qualidade, atuando como comunicadora de um estudo científico tacitamente aplicável à novos estudos e aprofundamentos acerca de determinado assunto.
Sendo assim, Monografias são consideradas frutos de minuciosas investigações científicas, produzidas ao fim de um determinado curso acadêmico, devendo demonstrar clareza, objetividade, profundidade, fluência, concordância, conhecimento de causa.
Não pode, portanto, uma Monografia pronta chegar à banca examinadora (comumente composta por docentes e especialistas do mais alto grau de instrução e titulação conhecido) recheada por frases sem nexo, expressões coloquiais, imprecisão de mensagens, suprimido uso da língua vernácula.
Toda e qualquer Monografia, Tcc, Projeto de Pesquisa, Artigo Científico ou qualquer outro tipo de produção textual acadêmica deve conjugar precisão de conteúdo junto à redação em norma culta.
Mas, em um País onde a leitura, a escrita, o letramento e a capacidade de compreensão e produção textual coesa são habilidades cada vez menos evidenciadas como absolutamente relevantes desde o ensino fundamental, uma questão paira contundente: como expressar-se, em um trabalho de conclusão de curso, em norma culta?
Bem, para os estudantes menos preparados, uma boa dica é ter à mão um dicionário, e, ao longo da produção de sua Monografia, primar pela multiplicidade de expressões, pela substituição de palavras repetidas e coloquiais, em intenso exercício de ampliação de horizontes.
Dessa forma, será possível produzir um material qualitativo, não somente pelo conteúdo expresso, mas pela forma como tal conteúdo é passado.

Leia mais sobre Monografia Pronta, e como produzir textualmente de forma a garantir a aprovação de sua pesquisa acadêmica.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Como escolher o tema de uma Monografia?

O tema de uma monografia, pode-se dizer, consiste no mais basilar e fundamental item que conspira para o sucesso, ou mesmo para o fracasso da empreitada.
De nada adianta a apresentação de uma monografia pronta, absolutamente consoante às normas de formatação vigentes (mas comuns as da ABNT ou Vancouver), incidindo, porém, sobre uma temática de pouca ou nenhuma relevância para o cenário acadêmico-científico do País. Sendo assim, o tema de uma Monografia ou Tcc (e mesmo qualquer espécie de trabalho universitário) deve se basear na realidade e nas tendências mais evidentes da carreira ou curso em voga, primeiramente. Afinal de contas, de que serviria uma monografia, tcc, artigo científico, dissertação de mestrado ou tese de doutoramento se não tivessem, enquanto estudos aprofundados e científicos, serventia para os avanços em um ou outro problema que se interpõe nas mais variadas áreas do conhecimento humano?
O segundo passo para a excelência de uma monografia é que seu tema abordado seja de grande interesse do aluno que a desenvolve, hipótese em que é mais comum maior entrega, diversidade, aprofundamento e qualidade no produto final.
Falar de uma temática atraente, relevante, de interesse generalizado consiste em uma das premissas fundamentais para o sucesso de todo o processo que envolve a elaboração de uma monografia.
Deve-se também, e com efeito, evitar títulos muito restritos, tais como "Marketing de Relacionamento", optando pela criação de títulos mais impactantes, como "Marketing de Relacionamento enquanto ferramenta estratégica para a proficiência das organizações contemporâneas".
Escolhendo-se bom tema, e título conveniente, basta passar à fase de coleta e catalogação de fontes para a realização da pesquisa propriamente dita - e fadada, seguramente, à vitória acadêmica.
Entenda mais como selecionar o título de sua monografia com base em um tema relevante, tanto para sua instituição de ensino, quanto para todo o Brasil.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Plágio em Monografias e demais pesquisas acadêmicas

No âmago de uma era absolutamente globalizada, onde a Internet já não constitui lugar a ser navegado, mas sim espaço comum de convivência, troca, informação, relacionamento, negociação, venda, compra, barganha, oferta de serviços e conveniências; faz-se notório salientar que a produção científica e acadêmica também faz parte do "cast" de produtos em incessante difusão, dia e noite.
Também em cenário contemporâneo, a vida da grande maioria da população mundial muito afastou-se do modelo bucólico de outrora, quando de certo, espaços na agenda não apresentavam tanta disputa de tarefas. Hoje, a corrida inicia-se praticamente no instante do nascimento.
Assim, o estudante hodierno muito se difere daquele de décadas passadas, quando o debruce sobre a busca pelo conhecimento elegia-se como uma das práticas mais relevantes na vida do indivíduo. Vivemos em período onde o saber abarroa-se com outros tipos de tarefa, ficando muitas vezes relegado à exíguos espaços de tempo entre jornadas múltiplas de trabalho, dentre outros importantes aspectos de comparecimento imprescindível.
Desse feito, o momento da formação acadêmica parece de repente cair de supetão na vida do estudante, sendo a notícia da entrega da Monografia ou Tcc quase bombástica, uma tragédia em potencial. A cópia, então, torna-se o único caminho viável para quem não consegue tempo para a composição acertada de seu Trabalho de Conclusão de Curso.
No entanto, é bom saber que a Lei n. 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 existe para promover a proteção ao direito autoral, incidindo sobre os casos de plágio com delimitação específica e previsão de pena criminal para sanção dos ilícitos desta natureza.
No caso do estudante que comete plágio ao entregar produção textual de outrém assumindo sua autoria, o mínimo que pode ocorrer é o jubilamento, ou seja, perda total dos anos cursados em instituição de ensino superior - pena suficientemente sofrível para quem a duras penas construiu uma carreira acadêmica prestes a decolar.
Nesses termos, Monografia pronta e apta a ser entregue como requisito parcial à conclusão de qualquer curso em nível superior é somente aquela elaborada de forma inédita, exclusiva e detentora de textos absolutamente inéditos.
Saiba como realizar Monografias , Tccs, Artigos Científicos, Projetos de Pesquisa e demais trabalhos acadêmicos com total originalidade e exclusividade visitando nosssos sites:

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Formatação ABNT para Monografia e Tcc

Segundo convencionado na maioria das instituições de ensino superior brasileiras, as normas recomendadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas são acatadas como moldagem estrutural para a composição e apresentação de trabalhos acadêmico-científicos em território nacional. Nesses termos para realizar uma Monografia ou Tcc com excelência, faz-se mister não somente tomar conhecimento da metodologia para sua composição, mas aplicar toda a normalização correlata na composição da pesquisa em voga.
Sendo assim, ao efetuar a entrega da monografia pronta esta deve estar enquadrada dentro das seguintes formalidades:
  • Partes pré-textuais: Capa (obrigatório); Lombada (opcional); Folha de Rosto (obrigatório); Errata (opcional); Folha de Aprovação (obrigatório); Dedicatória (s) (opcional); Agradecimento (s) (opcional); Epígrafe (opcional); Resumo na língua vernácula (obrigatório); Resumo em língua estrangeira (obrigatório); Lista de ilustrações(opcional); Lista de tabelas (opcional); Lista de abreviaturas e siglas (opcional); Lista de símbolos (opcional); Sumário (obrigatório).
  • Partes textuais: Introdução; Desenvolvimento; Conclusão.
  • Partes pós-textuais: Referências (obrigatório); Glossário (opcional); Apêndice(s) (opcional); Anexo(s) (opcional); Índice(s) (opcional).
Tais norteamentos representam além de conhecimento técnico por parte do estudante, sua capacidade para a pesquisa científica, o que é preponderante para a atuação profissional vindoura, como esperado após efetiva graduação em área escolhida.

Saiba mais sobre a normalização para Monografias e Tccs