sábado, 18 de abril de 2009

Tema da Monografia e Título da Monografia: diferenças e convergências

Tema para monografias ... titulos para monografias. Quantos alunos diariamente abrem mecanismos de busca na Internet em busca de inspiração, informações, dados, orientação para eleger sobre o que falarão em seus trabalhos acadêmicos. Tal dúvida, aliás, atormenta a grande maioria dos estudantes em fase pré-conclusão de curso.
O primeiro ponto a ser salientado é que tais conceitos (tema e título) não correspondem à mesma coisa, ainda que não sejam divergentes ou não tenham nenhuma coligação. Pelo contrário, tema da monografia e título da monografia são elementos absolutamente contíguos e que devem ser selecionados criteriosamente, para que possam alçar total correspondência.
O tema de uma monografia faz menção direta ao assunto a ser explorado, ao universo ante o qual o aluno vislumbra possibilidades para a realização de um estudo que acima de tudo, consagre contribuição em sua área de atuação. Representa, portanto, o cerne basilar do que será efetivamente explorado com a estruturação do texto monográfico.
Já o título da monografia representa a chamada para o assunto abordado, a frase impactante, desafiadora, original que concentrará a essência inovadora do trabalho acadêmico em questão.
Assim, se um estudante elege como tema "A Educação de Jovens e Adultos", deve idealizar um título como "Educação de Jovens e Adultos enquanto um instrumento para a consagração de direitos e oportunidades cidadãs numa sociedade democrática".
Sendo assim, a escolha do tema interfere sumariamente na criação do titulo de uma monografia. Ambos os aspectos, em conjunção, refletem passos largos para a composição de um trabalho acadêmico rico, qualitativo e apto à aprovação.

8 comentários:

  1. GOSTEI DA INFORMAÇÃO. SOU ESTUDANTE FINALISTA E ESTOU COM DIFICULDADES DE CRIAR O TÍTULO PARA O MEU ANTEPROJECTO DE INVESTIGAÇÃO. MAS, COM ESTA INFORMAÇÃO, PODEREI MELHORAR O MEU TÍTULO.

    ResponderExcluir
  2. gostei mas tenho uma dúvida:o uso do x para representar versus pode ser usado no título de monografias?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom me ajudou bastante a entender a questão.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, Parabéns pela explicação clara e objetiva.

    ResponderExcluir